III Mostra de Cinema Artes de Março acontece de 5 a 11 de março

Um dos maiores festivais de arte e cultura do Piauí, o Artes de Março, abre sua programação com a 3ª edição da Mostra de Cinema Artes de Março. 

Entre os dias 5 e 11 de março, os Cinemas Teresina exibirão gratuitamente um filme por dia, em sessão única às 19h30min, e no domingo (08), também uma matinê às 10h30min.

Em 2020, a III Mostra de Cinema Artes de Março será dedicada ao cinema italiano. A programação contará com oito filmes, englobando uma variedade de gêneros.


Na abertura, dia 05, após a exibição de ‘Michelangelo Infinito’, acontece um bate-papo sobre a importância do cinema italiano na Sétima Arte, com o Cônsul da Itália Gabor de Zagon e o produtor executivo da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, Tommaso Mottironi.

Gabor de Zagon entrou para carreira diplomática em 2013, começando a trabalhar na Direção Geral para os Italianos no Exterior e Políticas Migratórias do Ministero degli Affari Esteri em Roma, na área de assistência consular. Durante a Copa do Mundo Fifa de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, exerceu o cargo de Vice-Cônsul no Consulado do Rio de Janeiro. A partir de 29 de dezembro de 2016 é Cônsul da Itália em Recife.

Tommaso é editor, cineclubista e produtor cultural. Para surprir à falta de distribuição comercial do cinema italiano contemporâneo, em 2014 trouxe para o Brasil o festival internacional itinerante 8 ½ Festa do Cinema Italiano. Atualmente o festival está presente em 16 cidades brasileiras, visto por mais de 20 mil espectadores, não parando de crescer no panorama das mostras cinematográficas internacionais no Brasil. Em 2020, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano entra também no circuito do Cinemas Teresina.

No encerramento, dia 11, mais um bate-papo sobre a importância dos clássicos do cinema, com Giscard Luccas, sócio-diretor e curador da distribuidora de filmes FJ Cines, especializada em filmes clássicos há mais de 50 anos. Ele organizou as exibições do centenário de Ingmar Bergman no Brasil, em 2019, a retrospectiva completa inédita de Luchino Visconti, e em 2020 encabeça as exibições do centenário de Federico Fellini. Ator e produtor na Cia de teatro De Feitos, especializada em teatro infantil.

A programação da Mostra ainda inclui uma homenagem a um dos mais importantes diretores de cinema do mundo, Federico Fellini, que completaria 100 anos em 2020. Serão exibidos três filmes deste Mestre do Cinema: ‘A Doce Vida’, ‘8 ½’ e ‘Os Boas Vidas’.

Já da cinematografia mais recente da Itália, teremos os filmes: ‘Paro quando quero’ [Smetto quando voglio]; ‘Caravaggio – A alma e o sangue’ [Caravaggio anima e sangue]; ‘Em guerra por Amor’ [In Guerra per amore]; ‘Lúcia cheia de Graça’ [Troppa grazia] e ‘Michelangelo infinito’ [Michelangelo infinito].

Para participar da Mostra, basta ir até a bilheteria dos Cinemas Teresina e solicitar o passaporte. Os ingressos serão entregues no dia da exibição de cada filme.

Confira a programação:


Postar um comentário

0 Comentários